Pós-Graduações

André Castro Silva: “Pós-Graduação é um ponto de partida essencial”

21 de Agosto de 2024

André Castro Silva: “Pós-Graduação é um ponto de partida essencial”
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Diretor de Comunicação do Estrela Amadora conta como a formação especializada da Liga Portugal Business School lhe abriu as portas do Futebol Profissional

A Pós-Graduação em Organização e Gestão do Futebol Profissional da Liga Portugal Business School conduziu André Castro Silva ao Estrela Amadora, em cuja SAD hoje exerce a função de Diretor de Comunicação. Foi por sugestão de “um amigo” que espreitou o plano de estudos da formação especializada criada em parceria com a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica para dar resposta à necessidade de quadros qualificados nas Sociedades Desportivas. Quando se inscreveu, não imaginava que o mercado lhe abriria as portas em poucos meses.

É em pleno Estádio José Gomes que, num intervalo dos preparativos para o arranque da Liga Portugal Betclic, André Castro Silva, 26 anos, revisita o percurso no Futebol Profissional. Terminara a licenciatura em Gestão de Marketing, no IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), estava a decidir o passo seguinte na formação e a Pós-Graduação em Organização e Gestão do Futebol Profissional surgiu no radar. “Ouvi falar, através de um amigo que também trabalha no mundo do futebol e é, neste momento, um adversário na Liga Portugal Betclic”, recorda: “Ele não tinha feito o curso, mas tinha conhecimento e aconselhou-me. Sabia que eu tinha todo o interesse em entrar no mundo do futebol e disse-me: 'Acho que é uma mais-valia para ti, pode ser uma porta que venha a abrir-se, no futuro'. Deu-me as referências do curso, comecei a ver e fiz a candidatura.”

Um clique no Thinking Football Summit

O episódio seguinte desta história tem como cenário o Thinking Football Summit, o grande fórum internacional de discussão desta indústria em cujo estudo André Castro Silva mergulhara. “Tínhamos entrada gratuita na primeira edição do Thinking Football Summit. Eu e uns colegas combinámos, alugámos um sítio para ficar e fomos. Havia uma feira de empregabilidade, e até pensei que fosse presencial, mas verifiquei que era online. Fiz a minha para candidatura para o Estrela Amadora. Passado pouco mais de um mês, recebi uma chamada para vir cá a uma entrevista. Havia mais pessoas a concorrer para a vaga de assessor de comunicação. Acabei por ficar eu, e a partir daí comecei a minha vida profissional no Estrela Amadora.”

A formação que estava a frequentar pesou na escolha da SAD. “Sei que sim, uma vez que a maior parte dos currículos que chegaram aqui foi através da Business School”, conta, e recorda que lhe foi dito que o processo de seleção ficara reduzido a dois nomes. O dele e o de “uma candidata que estava na Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional”: “Na parte final da seleção para a vaga, eram todos alunos da Business School.”

“Know how adquirido ajuda bastante”

A formação coincidiu com os primeiros tempos como Assessor de Comunicação no Estrela Amadora. “Foi muito gratificante, tanto a nível pessoal como, depois, a nível profissional”, assegura, convicto de que valeu “o esforço” de uma deslocação semanal ao Porto. O investimento compensou, e o facto de ter escolhido uma área mais abrangente do que aquela que abraçou - a Liga Portugal Business School disponibiliza também uma Pós-Gradução em Comunicação no Futebol Profissional - deu-lhe uma bagagem preciosa. Os conteúdos programáticos da Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional foram uma boa surpresa, “sobretudo, a parte prática”: “Achei que fosse mais teoria. A parte das visitas, de conhecer as estruturas e as pessoas que lá trabalham, todo o meio envolvente, para mim, é muito mais enriquecedora do que ficar apenas em sala de aula.”

O conhecimento adquirido é uma “ferramenta bastante útil” no quotidiano de André Castro Silva, “enquanto Diretor de Comunicação do Estrela Amadora”: “Posso dar um exemplo: mesmo na parte da Comunicação, tenho de lidar com os modelos [de documentos] da Liga Portugal que têm de ser enviados. Não é apenas a Comunicação pura e dura para redes sociais, etc., há uma outra parte em que o know how que fui adquirindo na Pós-Graduação ajuda bastante.”

O conselho: “Arriscar!”

O conselho de André Castro Silva para quem está a ponderar a aposta na Pós-Graduação em Organização e Gestão do Futebol Profissional resume-se num verbo: “Arriscar, sem dúvida, acho que vale a pena. Claro que sou suspeito, pela função que estou agora a desempenhar, mas não vim para aqui como Diretor de Comunicação, vim como assessor. Se a pessoa quer trabalhar no mundo do futebol, é um ponto de partida essencial. Não quer dizer que vá arranjar logo emprego, a seguir, mas, certamente, as bases vão lá estar para, quando chegar essa altura, agarrar a oportunidade com toda a vontade.”

“Colegas de outras áreas sentiram necessidade de tirar esta pós-graduação”

Toda esta experiência tornou André Castro Silva consciente de que existem muitas funções na esfera do futebol profissional que requerem as competências que adquiriu. “Tenho até colegas, noutras áreas, que sentiram a necessidade de ir tirar a pós-graduação, depois de já estarem no mundo do futebol e a exercer. E tenho outros que, ao fazê-lo, abriram uma porta para a profissão que estão agora a exercer”, refere. O mercado precisa dessas competências e são cada vez mais as caras conhecidas com quem se cruza: “É engraçado, depois, sentir que as pessoas que nos acompanharam nesse processo também estão inseridas no mundo do futebol.”

Esse mundo que refere não se limita ao âmbito dos escalões principais: o futebol é um todo, as competências interessam aos diferentes níveis, para um crescimento coeso também fora dos relvados e essa é, hoje, uma evidência para quem trabalha na modalidade: “Os que estão em patamares mais abaixo almejam sempre chegar às competições profissionais e, com essas bases as pessoas trabalham nos clubes têm mais informação, sabem como realizar o processo X, o processo Y. Automaticamente, vão agregar valor para o clube.”

Os desafios de um Diretor de Comunicação

A responsabilidade do Diretor de Comunicação numa sociedade desportiva, assume relevância crescente. No Estrela Amadora, cabe a André Castro Silva “gerir” a respetiva equipa. “Temos a parte de conteúdos ou social media, que tem o nosso videógrafo/fotógrafo; e temos a do design”. Ele próprio encarrega-se de tudo o que é relativo à Comunicação Social, “press releases, antevisões, conferências de imprensa, as notícias diárias que vão saindo”, e responde também pela “comunicação de redes sociais”. É com orgulho que partilha uma novidade, o novo site do Estrela Amadora, “muito apelativo, bastante bonito”, e que será uma “mais-valia para o clube”, tal como são, de resto, as redes sociais.

“Trabalhamos para ter este estádio cheio”

No campeonato da interação com os adeptos, o Estrela Amadora conta com uma “excelente equipa”, conta André Castro Silva: “Instagram, Facebook e Tik Tok são as redes em que temos tido maior destaque; no Tik Tok, sempre ali a competir com os quatro grandes, incluindo o SC Braga. Somos o quinto clube mais seguido das competições profissionais”.

Esta ligação sairá reforçada com o novo site, designadamente, na “venda de merchandising para fora do país”: “Já temos uma comunidade brasileira muito forte, também pelos jogadores que temos aqui e pela forma como trabalhamos essa presença nas redes sociais. Ou seja, é tudo pensado ao pormenor, para chegar onde desejamos: para chegar ao adepto e para, cada vez mais, ser o adepto tricolor”.

“No total das redes, conseguimos chegar a meio milhão de seguidores do Estrela Amadora e do trabalho diário que aqui é feito”, conta André Castro Silva, e sublinha a importância deste esforçou no sucesso do projeto da SAD: “É mesmo essencial, esta parte da comunicação e da interação com os sócios, os adeptos. Às vezes, [com] um pequeno conteúdo, a pessoa que está em casa a ver já se sente muito mais próxima da equipa e isso faz com que queira vir ao estádio, no fim-de-semana. Então, é isso que nós fazemos: trabalhamos para ter este estádio cheio todos os fins de semana”.